segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O diferente e o igual no global

Diferença

As diferenças são inerentes ao ser humano. De modo geral, a ocorrência de diferenças não pode ser evitada através da acção humana, elas são naturais e que muitas são construídas culturalmente. A ocorrência de diferenças no mundo social ou no global está relacionada à diversidade dos seres humanos, seja no que se refere a características pessoais (sexo, etnia, idade), ou nas questões externas como nascimento a esta ou àquela localidade, ou cidadania vinculada a este ou àquele país (Barros, 2005).


Igualdade

Igualdade como categori ético-politica está relacionada aos direitos fundamentais que constroem a cidadania contemporânea, significando direitos, tanto no que se refere à garantia de liberdade civis e politicas como a distribuição dos bens materiais e imateriais socialmente produzidos. Ex: todos temos direito a educação.
Bobbio (1996), coloca que igualdade é uma relação que se estabelece entre as pessoas. Essa relação tem a ver com as circunstâncias da vida. Segundo Giovanella (1996), pode-se apreciar a igualdade em algumas dimensões como: oportunidade, condições e resultados.

De acordo com Frischeisen (2010), a igualdade é um valor que só pode ser estabelecido mediante a comparação entre duas ou mais ordens de grandeza, e assim, estará sempre relacionada a uma comparação entre situações e/ou pessoas. A igualdade é, portanto, uma relação entre dois ou mais termos.


Globalidade

Segundo Steger (S/A), globalidade corresponde a "condição social caracterizada pela existência de interligações e fluxos globais ao nível económico, político, cultural e ambiental...”


O diferente e o igual no global

Em todas comunidades existem pessoas que têm costumes e comportamentos, e que as pessoas tem crenças e valores que fazem com que se comportem de uma determinada maneira, constituindo deste modo a identidade própria, permitindo evitar os mais variados problemas existentes nos seus relacionamentos no ambiente social.
Numa globalidade de indivíduos podemos considerar suas igualdades ou diferenças. Bobbio (1996), diz que igualdade é uma relação que se estabelece entre as pessoas. Essa relação tem a ver com as circunstâncias da vida. Um exemplo que podemos usar nesta questão de igualdade é que perante a lei todo o cidadão é igual ao outro nas formas de tratamento. Enquanto que as diferenças podem ser biologicas ou mesmo socialmente construidas. Exemplos: o sexo, a profissão, papeis sociais ou comportamentos determinados por uma comunidade para um determinado gênero. Contudo, um homem e uma mulher perante algumas leis moçambicana são tratados da mesma forma, mas os seus comportamentos podem apresentar diferenças independentemente da Lei.



Referências bibliográficas

Barros, J. (2005). Igualdade, desigualdade e diferença: em torno
de três noções. Acessado no dia 20 de Agosto de 2010 em http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/aso/n175/n175a05.pdf.

Bobbio, N. (1996). Igualdade e liberdade.

Frischeisen, L. (2010). Igualdade. Acessado no dia 20 de agosto de 2010 em www.esmpu.gov.br/.../tiki-index.php?...Igualdade.

Giovanella, L. (1996). Equidade em saude no Brasil.

Steger, M. B. (2006). A Globalização. Quasi edições. Acessado em http://globalidades1.blogspot.com/2006/10/bem-vindos-ao-novo-espao-de-reflexo.html no dia 22/08/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário