segunda-feira, 28 de março de 2011

Sequência das actividades do projecto

Sequência das actividades do projecto
Usando as actividades da forma como estão representadas na estrutura da subdivisão do trabalho (WBS) podemos construir a sequência em que as actividades do projecto serão realizadas. Tendo em conta que cada actividade tem um custo associado e um tempo de conclusão estimado, pode-se construir uma estimativa do custo total do projecto e seu tempo de conclusão. Um instrumento poderoso para fazer a estimativa do tempo de conclusão do projecto é a representação das actividades do projecto como uma rede de actividades interconectadas.

Identificar actividades críticas
O uso mais importante da rede é de determinar o tempo requerido para concluir o projecto e que tais actividades do projecto são críticas ao projecto que está sendo completado no cronograma. A sequência das actividades que faz o caminho mais longo é conhecido como O caminho crítico. Se as actividades no caminho crítico estão indo bem, o projecto permanecerá no cronograma. Porém, se qualquer das actividades levar mais tempo que o estimado, o tempo da conclusão do projecto será prolongado. Neste caso, o gestor tentará obter recursos adicionais para as actividades do caminho crítico para restaurar o projecto para a sua data de conclusão original.

Tempos de inicío e de conclusão da actividade
Tempos de início e de conclusão prematuros: o tempo de início prematuro (IP) para uma actividade é aquele em que todas actividades predecessoras dessa actividade foram completadas e a actividade de assunto pode iniciar. O tempo início prematuro duma actividade não tendo predecessor é arbitrariamente fixado a zero. O tempo de conclusão prematuro (CP) duma actividade é igual ao seu tempo IP somado ao tempo estimado de conclusão. O tempo início prematuro duma actividade que tem uma actividade predecessora é o tempo CP da actividade predecessora. O tempo IP de actividades tendo duas ou mais actividades predecessoras é o máximo dos tempos CP das actividades predecessoras.
Tempos de Início e de Conclusão Tardios: os tempos de início tardio (IT) e da conclusão tardia (CT) duma actividade são os tempos tardios em que uma actividade pode iniciar (IT) ou ser concluída (CT) sem aumentar o tempo da conclusão do projecto. 1º fixa o tempo CT da última actividade na rede ao tempo CP dessa actividade. O tempo IT dessa actividade é igual ao seu tempo CT menos o seu tempo estimado de conclusão. O tempo CT de todas actividades predecessoras imediatas é o mínimo dos tempos IT de todas as actividades para as quais é predecessor.

Fixação do caminho crítico
Existem duas maneiras de encontrar o caminho crítico numa rede. A 1ª maneira é identificar todas sequências possíveis de actividades através da rede e computar o tempo para completar cada um desses caminhos. A sequência com o tempo de conclusão estimado mais longo será o caminho crítico. A 2ª maneira para encontrar o caminho crítico é computar outra quantidade conhecida como 0 tempo de actividade frouxo (é a soma da demora que podia ser tolerada no tempo de início ou de conclusão duma actividade sem causar uma demora na conclusão do projecto). A sequência das actividades com zero frouxo é definido como o caminho crítico.

Utilização da rede e do caminho crítico
A rede do projecto é um instrumento que o gestor do projecto e a equipa do projecto irão usar ao longo da vida do projecto. Para o gestor é um instrumento para planear, implementar e controlar. Para a equipa é um instrumento para informar os novos membros da equipa sobre o projecto e o seu estado.
Planificação (desde que a rede mostre uma interdependência entre todas actividades do projecto, permite ao gestor ver o projecto na sua totalidade).
Implementação (com o decorrer do projecto, a rede pode ser actualizada, algumas actividades vão requerer mais tempo para sua conclusão do que o tempo estimado).
Controlo (o gestor do projecto estará ciente das variações do plano e das medidas de correção apropriadas a tomar).
O caminho crítico
O tempo esperado da duração do projecto determinado através da análise do caminho crítico e da data de conclusão do projecto providencia pedaços de informação para tomar decisões administrativas. Por exemplo: a data marcada de começo e de conclusão para cada actividade; as actividades cuja conclusão deve ocorrer exactamente como programado por forma a manter o projecto no cronograma; etc.


Autores: Weiss, J. & Wysocki, R. (1992).

Sem comentários: