Comunicação é o processo pelo qual as pessoas que trabalham em uma empresa transmitem informação entre si e interpretam o seu significado.
Processos de comunicação
O processo de comunicação pode ser abordado matematicamente, não do ponto de vista deterministico mas sim probabílistico, pois nem todo sinal emitido pela fonte de informação percorre o processo de modo a chegar perfeitamente ao destino. O sinal pode sofrer perdas, motilações, distorções; pode tambem sofrer ruidos, interferências, vasamentos, e ainda ampliações ou desvios.
Os gerentes podem preferir debates vis-a-vis (face a face) porque nesse caso eles podem notar as expressões do rostos, os tons da voz, os gestos e outros sinais não verbais que contem um significado.
Os escritos fornecem registros e permitem um novo exame para verificar e esclarecer a informação. Fornecem informações para fins posteriores e, às vezes, imprevistos. Esses indicadores de papel podem documentar um modo de agir que a fala não registrada não pode.
Modelos do processo de comunicação
Existem dois modelos do processo de comunicação: modelo simplificado e modelo complexo.
• O modelo simplificado do processo de comunicação apresenta três pontos essenciais: emissor, receptor e compreensão do receptor.
• O modelo complexo do processo de comunicação apresenta as seguintes etapas de comunicação: emissor (significado e codificação), canal (mensagem), receptor (descodificação e compreensão) e retro informação.
Emissor é a pessoa, coisa ou processo que emite a mensagem.
Codificador é o equipamento que liga a fonte ao canal, isto é, que codifica a mensagem emitida pela fonte para o canal.
Canal é a parte do sistema referente ao transporte de alguma forma de mensagem entre pontos fisicamente distante.
Descodificador é o equipamento situado entre o canal e o destino, isto é, que descodifica a mensagem para o destino.
Receptor é a pessoa, coisa ou processo para o qual a mensagem é enviada.
Retroação é o elo final do processo de comunicação onde ocorre o retorno (receptor-emissor) da informação. O feedback permite ao emissor verificar se a sua comunicação foi ou não efectiva, quer dizer, se chegou como deveria chegar ao receptor, se ele atingiu os objectivos que pretendia com a sua mensagem.
Importância da comunicação
A comunicação é uma actividade administrativa que tem dois propósitos principais: proporcionar informação e compreensão necessária para que as pessoas possam se conduzir em suas tarefas e proporcionar as actividades necessárias que promovam a motivação cooperação e satisfação nos cargos.
Tecnologias de informação e comunicação
Tecnologias de informação são áreas de tecnologia onde se verificam processos de tratamento, controlo e comunicação da informação através de meios electrónicos. Os processos de tratamento de informação são essencialmente ligados a informática.
A comunicação humana desenvolve-se em diversos campos de diferentes naturezas, dos quais podemos destacar dois pontos distintos: a comunicação em pequena escala, e a comunicação em larga escala ou comunicação de "massa". Em ambos os casos, o ser humano passou a utilizar utensílios que passaram a auxiliar e a potencializar o processo de produção, envio e recepção das mensagens. A tecnologia passou a fazer parte da comunicação humana, assim como, passou a participar da maioria das actividades desenvolvidas pela humanidade ao longo do seu desenvolvimento.
Comunicação interpessoal
A comunicação interpessoal é um método de comunicação que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas. Cada pessoa, passamos a considerar como, interlocutor, troca informações baseadas em seu repertório cultural, sua formação educacional, vivências, emoções, toda a "bagagem" que traz consigo.
As comunicações constituem a primeira área a ser focalizada quando se estudam as interações humanas e os metodos de aprendizagem para a mudança de comportamento ou para influenciar o comportamento das pessoas.
Existe uma profunda relação entre motivação, percepção e comunicação. Aquilo que duas pessoas comunicam é determinado pela percepção de si mesmas e de outra pessoa na situação, e pela percepção, sobre o aspecto de motivação, pela importancia daquele momento. A ideia comunicada é relacionada intimamente com as percepções e motivações tanto do emissor como do destino, dentro do determinado contexto situacional.
Áreas de informação
Informática é a ciência do tratamento da informação por meios automáticos através dos computadores.
Burótica designa a aplicação de meios informáticos no tratamento e circulação da informação nos escritórios ou gabinates administativos.
Telemática conjuga os meios informáticos com os meios de comunicação a distância ou telecomunicações.
Controlo e atomação tarta-se da intervenção ou meios informáticos no controlo de mecanismos e processos industriais.
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