segunda-feira, 2 de agosto de 2010

História da Psicometria

O presente trabalho surge no ambito da cadeira de Testes Psicotécnicos com principal objectivo de narrar a historia do surgimento da disciplina e responder certas questões deixadas pelo docente da disciplina.
Psicometria é a área da psicologia que trata do desenvolvimento e da aplicação de técnicas de mensuração aos fenômenos psíquicos.
A psicometria implica basicamente duas atividades: a quantificação de fenômenos psicológicos, sob forma de variáveis descritivas correspondentes às características dos indivíduos estudados, e a manipulação desses dados para obtenção de resultados numéricos. As relações entre os dados quantificados devem manter correspondência com as relações empiricamente verificáveis, uma vez que toda aplicação psicométrica supõe adoção prévia de enfoque experimental e de interpretação psicológica da linguagem matemática.
O trabalho apresenta-se subdividido nos seguintes subtemas respectivamente: enquadramento do apareciemento da psicologia no contexto da progressiva industrialização tendo em conta as suas causas; dois momentos chaves do aparecimento da psicometria; métodos ligados à psicometria durante o seu percurso evoluitivo; grandes percursores e os contributos que deram à psicometria; psicometria na actualidade e a conclusão.




Enquadramento do apareciemento da psicologia no contexto da progressiva industrialização tendo em conta as suas causas

O surgimento da psicometria deu-se em diferentes etapas mediante o progresso industrial e teve como causa do seu aparecimento as tentativas de medir as capacidades psíquicas do homem ligadas ao treino, exercício, diferentes aptidões, etc.

As difernetes etapas do seu surgimento são:
1ª etapa - Trabalho no domicilio (artesãos, séc. XVI ao XIX)
2ª etapa - Manufactura (limitação da liberdade dos artesãosEncerramento dos trabalhadores em espaços fechados - fase de preparação da máquina).
3ª etapa - Aparecimento da Máquina:
 Duas grandes consequências da introdução das máquinas na produção:
• Todo o Homem é substituível
• Surge o Novo Homem Homo economicus, a troco de ordenado vende a força do seu trabalho e sacrifica a sua existência pessoal.
 O controlo é entregue ao modo de produção e ao progresso científico & técnico.

Dois momentos chaves do aparecimento da psicometria são:
• Industrialização  Bons trabalhadores (menor tempo de reacção)  Recrutamento por parte dos psicólogos

• Grande depressão  Psicólogos  Testes de interesse (personalidade) e motivação (“escalas de necessidades”). Esta preocupação deve-se ao facto de o dinheiro não “valer” de recompensa, sendo a única opção compreender melhor os trabalhadores de forma a optimizar a produção
Métodos ligados à psicometria durante o seu percurso evoluitivo
Segundo Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações (S/a), entre os métodos de mensuração ligados à psicometria durante o seu percurso encontra-se: a escala de medida e análise fatorial:
A escala de medida que é a seqüência numérica cujos elementos se encontram em correspondência biunívoca com traços psicológicos dos sujeitos estudados, detectados empiricamente. Dentre os diversos tipos de escala destacam-se as seguintes:
• escalas nominais, utilizadas para quantificar dados que mantêm seu caráter qualitativamente singular e não permitem, por si mesmos, inferências matemáticas, como lugar de nascimento, por exemplo;
• escalas ordinais, que permitem ordenação dos sujeitos quanto a traços determinados;
• escalas de intervalos, utilizadas para comparar a diferença que existe entre os distintos níveis de uma determinada característica manifesta em cada sujeito estudado; e
• escalas de razão, mediante as quais são medidas essas diferenças com alguma unidade arbitrária de medida. Existe ainda a técnica estatística chamada correlação, usada para verificar o grau com que dois traços psicológicos, ou quaisquer duas outras qualidades, variam juntos.
Análise fatorial, que constitui um ramo da estatística e surgiu com a finalidade de fornecer modelos matemáticos para a explicação de teorias do comportamento e da capacidade. Consiste no estudo estatístico de fatores como a compreensão e fluência verbal, capacidade de operar números, memória associativa, rapidez na percepção e raciocínio lógico.


Grandes percursores e os contributos que deram à psicometria

O laboratório de Wundt criado em 1879 em Leipzig é considerado o ponto inicial da psicologia moderna por substituir a experimentação fisiológica pela experimentação direta de eventos mentais através do método da introspecção. Wundt, associacionista, defende a apreensão de um conjunto elementar de sensações na construção de leis universais sobre o homem. Numerosos discípulos de Wundt levaram para fora do laboratório as concepções e técnicas que ele aí tinha estudado e colocaram-nas ao serviço da vida real. Encontramo-las em todos os países da Europa e da América (Planchard, 1962).
Para Planchard (1962), Pode-se distinguir alguns nomes de psicólogos cujos trabalhos se orientam cada vez mais para a psicologia posta ao serviço da vida:
 Münsterberg e Sharp que imaginaram e aplicaram na América os primeiros testes profissionais;
 Jastrow, que apontou a fraqueza das provas usadas por Cattel quanto ao seu valor de prognóstico;
 Kraepelin, Oerhn, Ebbinghauss, na Alemanha, que se esforçaram por tornar mais objectivas provas respeitantes a funções mais complexas e por utiliza-las no domínio da clínica psiquiátrica e da escola;
 Taylor, cuja influência havia de ser tão grande, não directamente na técnica dos testes, mas na organização científica do trabalho baseado na análise e na cronometragem dos movimentos profissionais;
 Ferrari, autor de testes psiquiátricos; os seus compatriotas Guicciardi e Lombroso que recorrem ao método para o estudo dos criminosos.
 Weber e Fechner, defendem que é preciso utilizar os mesmos procedimentos da Física, são psicofísicos, observação rigorosamente medida;
 Gauss e La Place  Curva de Gauss (distribuição populacional), representação teórica estatística dos fenómenos psíquicos do ser humano;
 Spearman, concepção da inteligência segundo uma dicotomia: FACTOR G* e FACTORES ESPECÍFICOS**;
 Galton, teses eugénicas, “filhos de pessoas esclarecidas eram também esclarecidos”;
 Galton e Pearson, correlações – operacionalização de medidas que permitam apreciarem características de maior ou menor relação entre sujeitos, o que leva à discriminação. É então uma perspectiva diferencial.
Nesta altura, a ideia de inteligência era ainda precária e muito rudimentar. (ex. se não vêem bem são estúpidos). Por outro lado, baseavam-se em medidas antropometricas.
 BINET, vem contra tudo isto e diz que é uma questão de défice sensorial e não uma questão de estupidez. Ideias essenciais:
• Miopia não é um sinónimo de estupidez;
• Antropometria não serve para testar a inteligência;
• Inteligência.


Psicometria na actualidade

Segundo Sigollo (2010), actualmente a psicometria possui instrumentos que nos permitem mensurar com precisão estatística e matemática as competências, os comportamentos, as deficiências e o desempenho profissional que uma pessoa pode alcançar. Deixando de lado a subjetividade e se conectando à ciência, os testes psicológicos evoluíram ao longo do tempo dando origem a uma vertente conhecida como psicometria. De origem controversa, sabe-se que a especialização ganhou força no fim do século XIX com experimentos do inglês Francis Galton, desenvolvidos e aprimorados posteriormente por Charles Spearman, James Catell, Wilhelm Wundt, Alfred Binet entre outros.
Atualmente, com um alto índice de confiabilidade, os testes psicométricos são aplicados nos processos de recrutamento e de sucessão de grandes empresas como Grendene, Volvo, Itaú e Contax.


Conclusão

Com o trabalho, nota-se que desde os tempos mais remotos, muitas manifestações surgiram para classificar os indivíduos segundo os seus caracteres particulares, para os comparar entre si, para os seleccionar em função das suas aptidões especiais.
A psicometria implica basicamente duas atividades: a quantificação de fenômenos psicológicos, sob forma de variáveis descritivas correspondentes às características dos indivíduos estudados, e a manipulação desses dados para obtenção de resultados numéricos. Para o surgimento desta disciplina passou-se por diferentes etapas acompanhadas por diferentes mentores cada um dando os seus contributos. Actualmente a psicometria possui instrumentos que nos permitem mensurar com precisão estatística e matemática as competências e os comportamentos dos individuos.


Referências bibliográficas

Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações (S/a). Psicometria. Acessado no dia 30 de Julho de 2010, http://togyn.br.tripod.com/psicometria.htm.
Sigollo, R. (2010). Valor econômico: Menos subjetividade e mais ciência na hora de contratar. Acessado no dia 30 de Julho de 2010, http://eduardodelarocha.wordpress.com/2010/04/07/valor-economico-menos-subjetividade-e-mais-ciencia-na-hora-de-contratar/.
Planchard, E. (1962). Iniciação à técnica dos testes. Coimbra Editora, Limitada.

Sem comentários: