terça-feira, 10 de agosto de 2010

Relação entre o crime, pobreza, riqueza e o comportamento individual

Pobreza
Segundo Leninha (2010) citando Townsend (1979), são pobres os indivíduos, famílias e grupos de população que não dispõem de recursos suficientes para obterem os tipos de alimentação, participarem nas atividades e terem as condições de vida e conforto que são comuns, ou pelo menos largamente encorajadas e aprovadas, na sociedade a que pertencem.

Riqueza
Para Gilbert (2002), pode ser descrita como uma abundância de artigos de econômico valor, ou o estado de controlar ou de possuir tais artigos, geralmente no formulário de dinheiro, propriedade real e pessoal propriedade. Em muitos países a riqueza é medida também pela referência ao acesso aos serviços essenciais como cuidado de saúde, ou a possessão de colheitas e animais domésticos.
Pode-se tambem definir a riqueza como um estado de bem-estar em todas as áreas de sua vida que traz satisfação ao individuo. A riqueza pode ser medida pelo acesso aos serviços básicos, como saúde, etc. Rica é a pessoa que acumulou substancial riqueza em relação à sociedade na qual vive. Sem dúvida, a riqueza implica acordo social que faça valer o direito de propriedade, através de numerosos meios legais de proteção.

Crime
Para Hungria (1978), o crime é, antes de tudo, um fato, entendendo-se por tal não só a expressão da vontade mediante ação (voluntário movimento corpóreo) ou omissão (voluntária abstenção de movimento corpóreo), como também o resultado (effectus sceleris), isto é, a consequente lesão ou periclitação de um bem ou interesse jurídico penalmente tutelado.

Comportamento individual
De acordo com Paula (1998), é o conjunto de procedimentos ou reacções do indivíduo ao ambiente que o cerca em determinadas circunstâncias, o meio. Pode designar um grupo de actividades ou limitar-se a uma só, o comportamento singular.


Relação entre o crime, pobreza, riqueza e o comportamento individual

O crime está fortemente relacionado aos conceitos de pobreza, riqueza e comportamento individual. Posui numerosas causas como: factores sociais individuais, etc. Nas causas sociais pode-se encontrar o conceito de riqueza, pobreza e comportamento do proprio individuo em relação ao meio social em que este se encontra. Existe uma forte relação entre esses conceitos, isto é, o crime pode depender das condições económicas (pobreza, riqueza) do individuo e do seu comportamento.
Nas sociedades modernas, pobreza e a exclusão social reforçam-se mutuamente. Exclusão do mercado do trabalho gera pobreza e esta impede o acesso a bens e serviços socialmente relevantes (habitação, saúde, lazer, etc.), por sua vez poderá influenciar no comportamento individual e dar origen ao acto criminal para satisfação das necesidades básicas.


Referências bibliográficas

Hungria, N. (1978). Comentários ao código penal. Rio de Janeiro : Forense.

Paula, A. (1998). Comportamento. Lisboa: Verbo.

Leninha, A. (2010). O conceito de pobreza como violação dos Direitos Humanos. Acessado no dia 6 de Agosto de 2010 em http://alfaleninha.spaces.live.com/Blog/cns!FADCB9EC6D44919B!6248.entry.

Gilbert, D. (2002). A estrutura de classe americana em uma idade do desigualdade crescente. Wadsworth.

Sem comentários: