segunda-feira, 28 de junho de 2010

UNIDADE NACIONAL (MOÇAMBIQUE)


Unidade é caráter único de uma coisa; um grupo de pessoas considerados como uma entidade única; um dos indivíduos ou grupos que juntos formam um conjunto.

Nação, do latim natio, de natus (nascido), é a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, falando o mesmo idioma e tendo os mesmos costumes, formando, assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas características étnicas e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.

Tenho observado que o nosso país está muito longe da unidade nacional, mesmo que haja facilidade nas vias de acesso para as diferentes regiões do país. Partindo do pressuposto que vivemos numa sociedade pluricultural nota-se que haverá sempre choques nos padrões comportamentais provocando distanciamento para o sugimento dessa unidade. Se é que haverá um dia que essa unidade irá se concretizar esse dia não está proximo. Para que a unidade seja concretizada há necessidades de se criar mudanças, essas mudanças devem também atingir a cognição social do povo moçambicano e outros aspectos. É a partir dos processos mentais que se desencadeiam os comportamentos observaveis e não observaveis.

No país há variedade de individuos com mentes “encuraladas” num único fio de pensamento, pensamento esse que visa acreditar que toda cultura fora da cultura de origem não tem importância ou não merece valorização. Esse tipo de pensamento também é causador de choques entre diferentes culturas no nosso país, pois poucos individuos procuram aceitar culturas diferentes da sua terra de origem.

Os jovens tem estado a adotar novos modelos mentais (assimilação de novas culturas) que tem entrado em grandes divergências com os modelos mentais dos mais idosos isso tende a causar frustrações socias em vários níveis. Sempre que um filho sai da sua terra de origem é advertido a não esquecer, não se mesturar e nem mudar a sua cultura. Impossivel!

Há uma lei natural cuja formula é: novo local = novas concepções de vida e novas mentalidades.

Comungo a ideia de que quanto maior for o nível ou grau escolar menor será a concepção tradicional (não aceitação de outras culturas). Se a educação não se fazer sentir nos mais idosos, pais e encaregados de educação, haverá sempre grandes dificuldades de se estabelecer a unidade nacional. Contudo, o nosso país será sempre como o globo terrestre, com variadas cores mas que não pode haver combinação entre elas.

Sem comentários: